sexta-feira, 21 de agosto de 2015

III Seminário de Mulheres Negras e Quilombolas é realizado em Vitória da Conquista

*Secom/PMVC


A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realiza, nos dias 28 e 29 de agosto, o III Seminário de Mulheres Negras e Quilombolas: estética, poder e identidade. O evento busca mostrar o protagonismo desse público feminino.
A palestra de abertura será às 19h, do dia 28, na Câmara de Vereadores. A secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, abordará o tema do seminário. Já no dia 29, às 8h, haverá mesa-redonda com a designer Ana Paula Xongani e as professoras universitárias Raquel Souza e Graziele Novato. Em seguida, serão ministradas várias oficinas até às 16h. As atividades serão realizadas no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.
Segundo a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Elizabeth Lopes, o seminário será um espaço para homenagear a líder quilombola Anísia Maria de Sousa, mais conhecida como Vó Nísia. Aos noventa e quatro anos, ela é a mais antiga moradora da comunidade quilombola de Boqueirão, localizada no distrito de José Gonçalves.

“Além de lembrar Vó Nísia, o evento contribuirá para que as crianças e jovens negras sejam empoderadas e celebrem a negritude; para que as batalhas travadas pelas mulheres negras tenham visibilidade; e para que se mantenham de pé no enfrentamento do racismo e do machismo”, explanou a coordenadora.
Confira a programação:
28/08 (Sexta-feira)
Local: Câmara de Vereadores
19h – Palestra: Mulheres Negras e Quilombolas: Estética, Poder e Identidade. (Vera Lúcia Barbosa, secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia/Sepromi)
29/08 (Sábado)
Local: Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura
8h – Mesa redonda – Estética, Poder e Identidade. (Ana Paula Xongani, Raquel Souza e Graziele Novato).
10h – Oficinas:
Crespas (de tranças e penteados afro) - Patrícia Lopes
Turbantes e laços - Adalto Viana
Samba de roda – Olívia Negona Irará
Movimentos sociais - Andreza Anjos
13h – Continuação das oficinas
16h – Apresentação dos resultados
18h  – Samba de Roda
uf

Nenhum comentário:

Postar um comentário