segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Começa 2º Encontro da Prograd com Diretores de Departamento

*Ascom/UESB

Teve início, na manhã desta segunda, 26 de setembro, no auditório da Biofábrica, campus de Vitória da Conquista, o 2º Encontro de Diretores de Departamento. A ação, que se baseia no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é promovida pela da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e objetiva renovar as ações de trabalho junto aos departamentos, no intuito de ajudá-los; avaliar as práticas desenvolvidas pela Prograd; e elencar demandas departamentais para o Fórum de Graduação.

“A proposta desse Encontro vem como desdobramento do que nós fizemos no primeiro. Que a gente consiga fazer uma avaliação das atividades que a Prograd vem desenvolvendo, ações e metas do próprio PDI, porque nosso planejamento é todo voltado para atender a demanda do PDI; como os diretores de departamento percebem isso, e quais são as outras questões que precisam ser colocadas no nosso plano de ação”, explica a professora Talamira Taita Rodrigues Brito, pró-reitora de Graduação.

Segundo a Prograd, no intervalo entre o primeiro e o segundo encontros, houve reuniões locais com os diretores em cada campus. De acordo com a pró-reitora, a promoção desses diálogos é importante. “Não acreditamos em uma administração que faça as coisas de forma solitária. A Pró-Reitoria de Graduação lida no dia a dia com processo de concurso público, seleção pública, chegada de novos professores, sala de aula, com uma série de coisas. É basicamente impossível você conseguir estabelecer um planejamento para o real, sem que haja essa comunicação e aproximação entre esses espaços de vida acadêmica”, destacou Brito.

Representando o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), campus de Vitória da Conquista, o professor José Carlos Simplício falou sobre as reuniões. “Embora a Universidade se organize por setores, departamentos, colegiados, o conhecimento tem uma unidade e, do ponto de vista administrativo, nós somos uma única instituição, que passa pelos mesmos problemas e tem as mesmas virtudes. Então, é sempre importante no cotidiano manter esse diálogo e a gente se reunir para tornar público as nossas esperanças, expectativas, problemas”, ressaltou.

Para a professora Lígia Miranda, vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN), campus de Itapetinga, o momento é oportuno para apresentar as dificuldades e de alguma forma resolvê-las. “É exatamente isso, para que a gente possa apresentar as demandas de cada departamento e também ficar ciente das novas propostas que estão surgindo”, comentou.

As atividades acontecem até esta terça, 27. Acesse a programação e, se houver dúvida, entre em contato com Prograd por meio do telefone (77) 3424-8604 ou pelo e-mail prograd@uesb.edu.br. O 2º Encontro da Pró-Reitoria com os coordenadores de Colegiado aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário