sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Novo Odontomóvel promove ações de saúde na zona rural de Conquista

SECOM/PMVC
Beneficiar a população dos povoados que são atendidos pelos Programas de Agentes Comunitários (Pacs) ligados à Centro de Saúde Régis Pacheco e à Policlínica de Atenção Básica do São Vicente (Cae II) e que moram em localidades distantes das sedes dos distritos. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Vitória da Conquista acabou de adquirir uma nova unidade móvel odontológica.

O veículo é dotado de toda a infraestrutura necessária para realizar o atendimento itinerante em pouco mais de 20 localidades, percorrendo mensalmente cerca de 1.600 km. A equipe da unidade móvel é formada cirurgião dentista, técnica de saúde bucal e motorista.
Uma das primeiras comunidades a utilizar o novo equipamento foi o povoado Estiva, que tem como referência o Centro de Saúde Régis Pacheco. Moradora da localidade, Luciene de Jesus aproveitou para levar seus dois filhos, Luciano e Leonardo, e sua sobrinha, Luana, para serem atendidos. “o atendimento aqui vai facilitar a nossa vida. Esse carro é muito organizado e o atendimento é muito bom”, ressaltou Luciene.
Com a nova unidade, será possível realizar extração, restauração, limpeza e radiografias, possibilitando o diagnóstico e o tratamento na própria localidade. “Esta é uma iniciativa louvável porque vai oferecer o tratamento para o pessoal que não tem condição de ir até a cidade”, explicou o cirurgião-dentista Paulo Marques, que conta com o apoio da auxiliar de saúde bucal, Rosa Bonfim.
O atendimento odontológico na zona rural de Vitória da Conquista foi implantado em 2000 com a chegada das primeiras Equipes de Saúde da Família. Hoje, elas somam 17 equipes que permitem que o atendimento de saúde chegue a 100% do interior do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário