terça-feira, 10 de novembro de 2015

Começa a Semana de Integração na UESB campus de Conquista

*Ascom/UESB


Nesta terça-feira, 10, como forma de dar boas-vindas aos novos alunos dos cursos com ingresso no segundo semestre letivo de 2015, a Uesb iniciou as atividades da Semana da Integração. Até o dia 13 de novembro, serão desenvolvidas, nos três campi da Universidade, ações que buscam aproximar os récem-chegados da realidade do universo acadêmico, bem como criar momentos de socialização.
Neste semestre, a Uesb está recebendo mais de 900 novos alunos em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Todo esse público precisa conhecer o meio do qual fará parte e entender o que os esperam dentro da Universidade, já que para muitos a vida universitária é algo totalmente novo, como explica Maisa Melo Ferraz, gerente de Assistência e Assuntos Estudantis (GAE). “A Semana de Integração é para que os novos alunos conheçam a Universidade, não só a sala de aula, a teoria, mas também conheçam um pouco das possibilidades existentes dentro do universo acadêmico”, comenta.
Nesse sentido, no campus de Vitória da Conquista, uma das ações buscou, por meio de uma palestra, informar os estudantes iniciantes sobre as políticas que a Uesb desenvolve na área da Assistência Estudantil . “O aluno ingressa na Universidade e, muitas vezes, tem a necessidade de estar recebendo apoio para concluir o curso, por exemplo, mas desconhece as políticas que a Universidade desenvolve, que poderiam ajudá-lo. Por isso, é importante promovermos momentos como esse”, destaca  Ferraz.

Assim, durante o encontro, os novos alunos puderam conhecer os benefícios que são oferecidos pela Assistência Estudantil, tais como bolsas auxílios (alimentação, moradia e transporte), residência universitária, cursos livres, atendimento médico e odontológico, entre outras ações. Além disso, durante toda a semana, um stand ficará montado em frente ao Módulo da Biblioteca do campus para que os alunos possam ter acesso a essas e outras informações sobre a Universidade. “Aqui, os alunos vão ter o primeiro contato com as atividades desenvolvidas pelas pró-reitorias e por outros setores da Uesb. Nós, por exemplo, estamos informando aos novos alunos sobre as modalidades de estágio e também sobre a monitoria, que é uma forma do estudante conseguir bolsa”, ressalta Geciane Silva, do setor de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Para Caroline Viana, aluna do curso de História, récem-chegada à Uesb, a Semana de Integração é uma ótima forma de recepcionar quem está ingressando agora no meio acadêmico.  “A entrada na Universidade é bem diferente do meu contexto, porque é algo novo, algo que nos faz ter vontade de saber como é, que nos deixa interessados em aprender. No começo, ficamos meio perdidos, então, estou achando ótimas essas atividades da Semana de Integração”, afirma a aluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário