quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Obras de internos da Lemos Brito são expostas ao público

Parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap) e o artista plástico Eliezer Nobre, leva obras de arte de internos que participam do Projeto Libertarte (projeto de re-inserção social por meio da arte), para exposição e venda no Salvador Shopping
A liberdade da criação artística é um instrumento de ressocialização para os detentos da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, que foram capacitados pelo projeto Libertarte para montagem de mosaicos – técnica de composição de imagens em quadros e superfícies, a partir de retalhos de cerâmica e outros materiais. Nas oficinas, os internos aproveitam o tempo para refletir, aprendem o processo de produção e a ter disciplina, hábitos importantes para o futuro, quando voltar a conviver em sociedade. Uma exposição com as obras produzidas pelos detentos está disponível para visitação e venda no Salvador Shopping.

Lourival Silveira, 66 anos, condenado a nove de prisão, foi o primeiro a ingressar no projeto e diz que trabalha cerca de oito horas por dia. “Minha intenção é continuar a fazer este tipo de trabalho quando eu sair daqui. Hoje eu passo de oito a nove horas por dia na oficina e me sinto bem. A gente desce, fica aqui o dia inteiro, trabalha, e, às 16h, a gente sobe de volta para a cela”.

A oficina é desenvolvida pelo artista plástico Eliezer Nobre. Além do processo produtivo, ele ensina a história dos mosaicos e fala sobre a magia e fascínio exercidos sobre as pessoas que contemplam este tipo de arte. “O mosaico se sustenta na perenidade, na beleza e na arte. Este tripé causa um encantamento imediato. O observador vê que houve um trabalho artesanal e artístico. Cada pedra tem o seu endereço, a sua função. Fui convidado para fazer uma oficina diferenciada, preparar o interno para que ele, quando estiver em liberdade, tenha um ofício. Está sendo surpreendente”.

*Agecom-Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário