terça-feira, 12 de abril de 2016

Saúde esclarece sobre notificações de casos suspeitos de dengue no município

Em todo o Brasil, o número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti aumentou nos últimos meses. Em Vitória da Conquista, até o dia 7 de abril, foram notificados 2.200 casos suspeitos para dengue. Destes, 329 apresentaram resultados positivos, 111 negativos e 5 inconclusivos. Os demais aguardam resultado.

No município, todas as notificações feitas nas unidades de saúde, tanto as localizadas na zona urbana quanto na zona rural, nos hospitais e laboratórios são encaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora municipal de Controle de Endemias, Poliana Gusmão, explica que muitas vezes existe demora no recebimento dessas notificações, o que gera a sensação de aumento rápido no número de casos em período curto de tempo, como aconteceu entre os dias 31 de março e 7 de abril.

Em 31 de março, o número de casos notificados foi 1.800 e na semana seguinte, 2.200. Muitas dessas notificações ocorreram em período anterior ao dia 31, chegando à coordenação de Controle de Endemias dias depois.

Além de notificar os casos suspeitos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde continua realizando o tratamento e as orientações preventivas para eliminação das larvas e a borrifação para eliminar os mosquitos em áreas que existam casos notificados de uma das três doenças por ele provocadas. *Secom/PMVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário