segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Longa-metragem conquistense será lançado dia 14 de janeiro

Uma câmera na mão e amor pelo cinema. É o que basta para o conquistense Oscar Ferreira, 62 anos, colocar em prática uma de suas atividades preferidas: produzir e dirigir filmes. A paixão pela sétima arte acaba de resultar em mais um filme que será lançado no próximo dia 14 de janeiro, às 19h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. 

Trata-se de “Ódio e Vingança”, longa-metragem de ficção, ambientado na década de 50, período em que o coronelismo imperava em Vitória da Conquista. O personagem principal da trama é o coronel Vitório, que matava e espalhava o terror na região, em busca de terras e poder.

As gravações do filme duraram cerca de três anos e foram realizadas em Poço Verde, Dantilândia, Algodão e Baixão, localidades do interior do município, como também nos loteamentos Conveima I e II e em outras áreas da zona urbana. 

Produção local- No total, cerca de 20 pessoas participaram da produção de “Ódio e Vingança”. “É uma obra totalmente conquistense. O elenco é formado por atores amadores aqui da cidade, pessoas que também são apaixonadas por cinema”, destaca Oscar, que escreveu o roteiro, dirigiu e atuou no longa-metragem.

Entre os atores do filme, está o integrante do Movimento Unificado de Associações de Moradores, Idelzito Rocha. “Para mim foi muito gratificante participar e perceber que em Vitória da Conquista existem pessoas que se preocupam em mostrar um pouco da história da cidade. O Movimento Unificado é parceiro desse projeto e está imbuído em fazer com que o lançamento aconteça com sucesso. É uma forma de apresentar os nossos artistas, de mostrar que o nosso povo é ousado e criativo”, afirma Idelzito, que também compôs a trilha sonora do filme. “Sempre estive envolvido com a arte, não a arte cênica, mas com a música, com a poesia. No cinema, sou um estreante e pra mim foi uma experiência bastante positiva”, completa.

Paixão pelo cinema - “Ódio e Vingança” é o segundo filme do cineasta Oscar Freire. O primeiro, “A medalha e a vingança”, foi gravado em São Paulo e lançado em 1979. Oscar saiu de Vitória da Conquista na década de 70 para trabalhar na construção civil, na capital paulista. Lá, conheceu os diretores Zé do Caixão e Francisco Cavalcanti e passou a atuar, como ator, em produções cinematográficas. “Depois, comprei uma camerazinha super 8, reuní um elenco de amigos, gravei meu primeiro filme e saí projetando em algumas cidades, entre elas, Planalto. A receptividade do público foi muito boa”, lembra Oscar.

De volta a Vitória da Conquista, a dedicação à sétima arte continua. “Eu acho que já nasci com o sonho de fazer cinema. Quando eu era pequeno aqui em Conquista, eu sempre acompanhava as matinês no Cine Glória e no Cine Conquista”, recorda o cineasta, que, inspirado por acontecimentos do seu cotidiano, já planeja produzir um novo filme. “Pretendo continuar, já estou pensando em um novo roteiro. Vai ser um filme mais de comédia, para poder ser exibido em escolas públicas”, anuncia. Assista abaixo ao trailer de "Ódio e Vingança".
Nesse contexto, o forasteiro Chelton e a fazendeira Monia vivem um grande amor e, para defender a propriedade onde vivem, entram em conflito com o coronel. “Decidi contar um pouco desse período da história de Conquista que muitas pessoas não conhecem. O filme é resultado de muito trabalho e mistura romance e ação. A gente espera estrear com casa cheia”, conta o cineasta amador, que mora no bairro Kadija.

Secom/PMVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário