segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

NIAC apresenta redução do número de homicídio em Conquista

Após a implementação do programa “Pacto pela Vida” do governo do Estado, em fevereiro deste ano, a 10ª Coordenadoria de Polícia de Vitória da Conquista, visando à diminuição do número de homicídios dolosos, vem desenvolvendo um trabalho conjunto com as Companhias Independentes da Polícia Militar, 77ª e 78ª CIPM, com ações integradas no combate ao uso e tráfico de drogas, fazendo um trabalho de inquietação nas pequenas bocas de fumo que resultaram no aumento de 99,4% na quantidade de drogas apreendidas, se comparado com o mesmo período de 2010.


Vitória da Conquista foi uma das cidades escolhidas para a implantação do Programa Pacto pela Vida do Governo do Estado.
Estas ações resultaram na diminuição dos homicídios dolosos (com intenção de matar), uma vez que o uso e tráfico de drogas estão relacionados diretamente com o crime de homicídio doloso, representando aproximadamente 80% das ocorrências. O disque denúncia 197, desde fevereiro deste ano, já recebeu mais de 520 denúncias, sendo que destas, 90% está relacionada a uso e tráfico de drogas. A população de Conquista já se conscientizou da importância de denunciar as bocas de fumo existentes em seu bairro e os envolvidos em homicídios e outros crimes. Visualizando os gráficos acima se percebe nitidamente que existe uma relação inversa entre ambos e que quanto maior o número de pequenas apreensões, principalmente de crack, e de pessoas presas por tráfico, diminui em proporção inversa os homicídios. O diferencial no resultado não está em grandes operações que resultam em grandes apreensões e sim no trabalho diário de inquietação do tráfico de drogas o que vem sendo feito em Vitória da Conquista.
Recentemente foi implantado em Vitória da Conquista o NÚCLEO DE HOMICÍDIOS, único no interior da Bahia, sob a coordenação de um Delegado de Polícia, com a missão de apurar e elucidar todos os homicídios ocorridos em nossa cidade, que juntamente com o SILC – Serviço de Investigação em Local de Crime que tem o objetivo de alcançar melhores resultados nos índices de determinação de autoria dos crimes de homicídio e favorecer que o ato de investigação, realizado no local de crime, fosse cada vez mais técnico, mais eficiente e científico, visando o esclarecimento precoce (48 h) da autoria criminosa.
Os resultados alcançados até agora são frutos de um trabalho em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, que diuturnamente estão policiando nossas ruas e rodovias, se dedicando a esta árdua tarefa de manter a segurança da população conquistense. Vitória da Conquista está hoje em uma posição privilegiada, nos indicadores de criminalidade do Estado, se comparada com outras cidades da Bahia.
Algumas boas práticas foram adotadas para a redução da criminalidade em Conquista, entre elas:
◘ Implantação do DISQUE DENÚNCIA 197 24H digital com equipes de prontidão para checar a denúncia;
◘ Mapeamento dos homicídios dolosos e bocas de fumo na cidade através do programa MAPINFO e PALAS (via Web) que auxilia no combate e prevenção destes crimes, onde estas informações podem ser acessadas de qualquer computador ligado a internet;
◘ A criação do NIAC – Núcleo de inteligência e Analise Criminal, que trata as informações mapeando local, hora, dia da semana e meio utilizado nos crimes de homicídio dolosos, colocando estas informações em tabelas e gráficos para melhor análise dos gestores e tomada de decisões;
◘ Digitalização dos Mandados de Prisão e difusão com fotos entre as forças policiais para conhecimento e cumprimento e Parceria com a Direção do Presídio Nilton Gonçalves que fornece as informações de Alvarás expedidos pela Justiça e fotos dos presos (principalmente traficantes) que voltaram às ruas da cidade e disseminação com os Delegados das Delegacias Territoriais e Oficiais das Companhias Independentes PM.
A tarefa é árdua, mas a missão foi cumprida, principalmente se considerarmos o custo benefício relacionado a 99 (noventa e nove) pessoas que deixaram de ser vítimas de homicídios dolosos e que poderiam ter sido internadas na rede pública ou privada de saúde ocupando leitos de UTIs, bem como a quantidade de pensões por morte que o Estado iria pagar para pais de família vítimas de homicídios ou latrocínios e também adolescentes que teriam suas vidas ceifadas precocemente por traficantes.
Definitivamente a prevenção e elucidação de homicídios só podem ser realizadas com eficácia com o auxílio de ferramentas como a Inteligência Policial,
Análise Criminal, Integração das Forças Policiais, e efetiva participação da comunidade, seja através dos disque denúncias ou através da implantação de bases comunitárias.

Fonte: NIAC – Núcleo de Inteligência e Análise Criminal da 10ª Coorpin

Nenhum comentário:

Postar um comentário