A Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (02), sessão especial para discutir a Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Hermínio Oliveira (PDT) e teve por objetivo trazer para o âmbito do Legislativo as discussões em torno do tema proposto pela Campanha.
Com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, a Campanha da Fraternidade 2012 propõe reflexão sobre a realidade da saúde do Brasil. A Campanha é uma iniciativa da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) que visa despertar a solidariedade e o pensamento crítico da comunidade católica no que diz respeito à saúde pública. Para o vereador Hermínio Oliveira, a sessão foi um momento oportuno para discutir os problemas envolvendo a saúde pública em Vitória da Conquista.
Oliveira ressaltou que a proposta da CNBB é um sinal de esperança para as comunidades carentes que dependem da saúde pública. “Em um panorama caótico é preciso que as pessoas se empenhem pela melhoria do atendimento do SUS, preservando a dignidade humana”, disse. O vereador comentou a declaração do Papa sobre a importância da criação de centros de cuidados paliativos com o objetivo de minimizar o sofrimento das pessoas doentes. “Parabenizo a Igreja Católica pela escolha deste tema para a Campanha de 2012. É preciso voltar para os ensinamentos de Jesus Cristo, principalmente no que diz respeito ao amor e cuidado do próximo”, declarou.
O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que a Câmara vem realizando sessões anuais para discutir os temas propostos pela Campanha da Fraternidade. O presidente destacou que, apesar da solicitação para a realização da sessão tenha sido do vereador Hermínio Oliveira, todos os vereadores apoiaram a realização da mesma. “É sempre uma honra discutir os temas propostos pela CNBB. Esta Casa estará sempre aberta para debater temas de interesse da população”, disse.
O diácono Luciano Santana, secretário de Pastorais e Movimentos da Arquidiocese de Conquista, afirmou que a Igreja deseja sensibilizar a sociedade para as deficiências nos serviços de saúde pública no Brasil. “É importante suscitar o espírito fraterno no cuidado às pessoas doentes”, declarou, ressaltando que a saúde pública de qualidade e o controle dos órgãos de regulação das políticas públicas de saúde são desafios da atual sociedade.
Dilma Brito, que falou em nome da Cáritas Conquistense, comentou o trabalho da Pastoral da Saúde em Vitória da Conquista. Segundo Brito, a Pastoral tem trabalhado na prevenção das doenças, fomentando a reflexão bioética, aliada a uma política de saúde coletiva. “Ter coração solidário é colocar-se a serviço dos outros, fazendo o que agrada a Deus e cultivando o amor fraterno”, disse.
Maria do Carmo, presidente da Casa do Câncer, afirmou que o cuidado com o próximo passa, necessariamente, por uma atitude de amor. “Devemos procurar sentir a dor do outro e ver Deus em nosso próximo. Nosso trabalho é, exclusivamente, de amor a Deus e ao próximo”, afirmou.
Já o Pe. Edilberto Amorim, Coordenador do Conselho Municipal de Saúde, afirmou que a Igreja sempre demonstrou interesse em promover a saúde para cada cidadão. Amorim ressaltou outros temas já discutidos pela CNBB, como segurança e o uso e abuso de substâncias psicoativas. “É preciso lutar para que haja uma saúde de qualidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Nós, do Conselho de Saúde, queremos ações concretas para melhorar a saúde pública em Vitória da Conquista”, ressaltou.
Karine Brito, subsecretária Municipal de Saúde, parabenizou a Igreja Católica pela escolha do tema de saúde pública para a Campanha da CNBB 2012. Destacou os avanços na saúde em Vitória da Conquista, ressaltando o acesso universal e igualitário para todos os usuários do SUS no município. A redução da mortalidade infantil, controle de endemias, implantação da Central de Marcação, implantação do Centro de Referência em DST/AIDS, implantação do primeiro banco de leite humano e ampliação das equipes de Saúde da Família foram algumas das ações do Município destacadas pela subsecretária.
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo Metropolitano, afirmou que a CNBB promove a Campanha da Fraternidade desde 1964, colocando em destaque temas relevantes para a sociedade brasileira. Dom Pepeu destacou que o objetivo do tema deste ano é despertar a comunidade católica para a preservação da vida por meio de um sistema de saúde de qualidade.
“A saúde é direito de todos e dever do Estado”, declarou, ressaltando que nem sempre políticas públicas de saúde priorizam o direito à saúde dos cidadãos. “Precisamos refletir sobre a realidade da saúde pública no Brasil. É preciso sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos”, declarou, salientando os desafios do SUS como ampliação do número de médicos e a falta de recursos.
Fotos e texto: ASCOM/CV
Nenhum comentário:
Postar um comentário